Domingo, 09 Dezembro 2018 06:14

Flavia Medeiros e Izabel Nunes lançam livros pela coleção Confitos, direito e sociedade

No próximo dia 18 de dezembro de 2018 acontecerá na Casa do Port, no Rio de Janeiro, o lançamento dos livros "Linhas de Investigação" de Flavia Medeiros e "Dogmas e Doutrinas" de Izabel Nuñez, ambos editados pela Autografia na coleção Confitos, direito e sociedade organizada pelo InEAC.

O lançamento contará com sessão de autógrafos pelas autoras e apresentação dos livros pelos pesquisadores Roberto Kant de Lima e Lucia Eilbaum

“Linhas de Investigação” é uma etnografia elaborada por Flavia Medeiros para demonstrar como os processos de investigação de homicídios estão orientados por uma série de técnicas e moralidades que compõe um saber específico dos policiais. O objetivo deste livro, oriundo de tese de doutorado em Antropologia reconhecida com a menção honrosa no Prêmio Capes Tese 2017, é descrever e analisar como se constroem “homicídios” ao longo de relações que envolvem o fluxo entre pessoas e coisas nas “linhas de investigação”. Flavia descreve como os agentes exercem seu conhecimento prático e político, utilizando-se de ferramentas e valores morais para elaborar procedimentos que definiam, pelo cartório, a verdade policial sobre mortos e mortes. Ao explicitar traços e fios que se encontram, se cruzam e se misturam, compondo e rompendo percursos, esta etnografia nos demonstra uma malha pela qual são traçadas e tecidas linhas diversas, preenchidas e vazadas pelas técnicas e moralidades dos policiais.

“Dogmas e Doutrinas: verdades consagradas e interpretações sobre o Tribunal do Júri” de Izabel Nuñez é uma análise dos sentidos e os significados presentes nos textos doutrinários sobre o Tribunal do Júri. Esses materiais, escritos por “juristas” – todos homens e vinculados ao Poder do Estado – demonstram não só as representações sobre o instituto e seu funcionamento ideal, mas também as diferentes modificações que o modelo inglês de Trial by Jury sofreu, para ser introduzido e vir a funcionar na sociedade brasileira e em seu sistema de justiça, ambos hierarquizados e excludentes.

Bio das autoras

Flavia Medeiros é cientista social, antropóloga, mestre e doutora em Antropologia (PPGA/ICHF/UFF) e tem se dedicado aos estudos sobre vida social dos mortos, gestão de mortes, violência policial, burocracias e direitos humanos. Atualmente é pesquisadora de pós doutorado (PPGA/ICHF/UFF) e professora do Departamento de Segurança Pública (InEAC/UFF). É pesquisadora vinculada ao GEPADIM/NUFEP/ICHF/UFF e ao NEPEAC/PROPPi/UFF, e também é integrante do NEIP e da RENFA.

Izabel Nuñez é doutora em Antropologia pelo PPGA/UFF (2018). Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF (2012). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2007). Atualmente é pesquisadora de pós doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/PPGA/UFF). É vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sujeitos, Sociedade e Estado (NEPSSE/UFF) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM) e do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

A Casa Porto fica no Largo São Francisco da Prainha, 4 - Saúde, Rio de Janeiro.

Ler 2752 vezes Última modificação em Segunda, 10 Dezembro 2018 15:22