enfrdeites

O Laseg e a Lara a favor da Segurança Universitária: ajude a melhorar o ambiente onde estudamos e trabalhamos! 

Laseg está implementando uma pesquisa de vitimização via formulário online (link aqui) que busca captar as memórias da comunidade UFF em relação ao ano de 2019, ainda no período “pré-pandemia” da COVID-19. Para isso, ele conta com o auxílio da Lara, uma personagem elaborada pelo laboratório para falar sobre as iniciativas em prol de promoção da segurança nos campi universitários. 

Para todos aqueles que desejam uma universidade segura e pacífica, que tenham ou não sido vitimadas, vale a pena o pequeno esforço para responder o formulário dessa pesquisa de duração média de 15 minutos. Para alguns pode parecer muito e, eventualmente, pode trazer lembranças não muito agradáveis (caso o/a respondente já tenha sido vítima de algum tipo de violência, ameaça, assédio ou discriminação). Entretanto, é muito importante que cada pessoa contribua para que a universidade seja um local tranquilo e acolhedor. Lembre-se que para buscar soluções, precisamos de informações. E fique tranquilo: as respostas são anônimas. 

Laseg, Laboratório de Registro e Análise em Segurança Universitária, é uma iniciativa multidisciplinar cuja implantação é financiada pela FAPERJ e pelo CNPq. Nesse sentido, o laboratório agrega pesquisadores do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC) e pesquisadores da Escola de Engenharia, da UFF. A partir do InEAC foi criado um projeto de pesquisa que se propõe a identificar, descrever etnograficamente e analisar as percepções e as situações de administração institucional de conflitos vivenciadas frequentemente pelos diferentes atores da comunidade universitária.  

Para que seja possível, no entanto, uma inserção mais natural do Laseg nas comunidades universitárias, o laboratório concebeu sua mascote, a Lara, que vem se desenvolvendo como parte desses ambientes.  

A Lara tem estabelecido essa conexão através de seus perfis no Instagram (@contecomlara), na sua conta pessoal no Facebook (/contecomlara) e, em um futuro próximo, também irá ajudar a comunidade universitária provendo informações sobre segurança através de seu chatbot que se encontra na fase de elaboração. 

Laseg, com ajuda da Lara, poderá divulgar informações do interesse de toda a comunidade universitária. E, a partir da interação com o público, aprender sobre as reais necessidades de todos aqueles envolvidos com esse espaço de ensino, socialização e produção científica. 

As maneiras pelas quais o Laseg pretende pesquisar sobre a qualidade da segurança universitária envolve técnicas tais como trabalho de campo, entrevistas, análise de documentos e grupos focais.  

Caso seja do seu interesse, e acreditamos que seja, faça parte dessa nossa trajetória!  

https://forms.gle/UH42mo7Fatav8vfm6