Sexta, 23 Fevereiro 2024 12:22

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI)

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, pesquisadores, professores, estudantes, empresários e autoridades do Executivo e Legislativo se reúnem na Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação para debater e propor caminhos para o fortalecimento da CT&I no Estado do Rio de Janeiro e contribuir para a Conferência Nacional. O evento é gratuito e acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

O INCT INEAC estará representado pelo antropólogo Lenin Pires (UFF) no Painel Temático: Violência - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h.

O evento tem como objetivo articular as instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro em torno de debates que influenciam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação, com enfoque no atendimento das necessidades sociais, ambientais e econômicas, sobretudo no contexto do Rio de Janeiro.

Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

O debate será norteado em torno de oito eixos:

• Inovação pelo Oceano
  • Tecnologias de Baixo Carbono e Transição Energética
  • Violência
  • Cidade/Metrópole
  • Ciência Básica
  • Complexo Econômico Industrial de Saúde
  • Divulgação Científica
  • Neoindustrialismo / Segurança alimentar

Evento aberto ao público.
Sem inscrição prévia!

Organização

A conferência é organizada pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com aAssociação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Institutos de Pesquisa MCTI, através do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de representantes de universidades localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) é uma das instituições que integra a comissão organizadora do evento.
Este evento estadual se insere no contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, no mês de junho, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
Programação e outras informações: https://conferenciacti.rio.br/

Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro
Data: 26 e 27 de fevereiro
Locais
Dia 26/02: Sala Nelson Pereira dos Santos. Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ.
Dia 27/02: Bloco A, Campus do Gragoatá. Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N – Niterói, RJ

Ler 519 vezes Última modificação em Sexta, 23 Fevereiro 2024 12:59