Terça, 24 Outubro 2023 20:52

LANÇAMENTO - O futebol brasileiro: Instituição zero de Simoni Guedes

Com transmissão do LEMI pelo canal Youtube do INCT INEAC acontecerá nessa quarta-feira, dia 25 de outubro de 2023 o lançamento do livro "O futebol brasileiro: Instituição zero" da antropóloga Simoni Guedes, professora da UFF e pesquisadora vinculada ao INCT/INEAC, falecida em 18 de julho de 2019.

O livro é uma peça fundamental no campo acadêmico das pesquisas sobre esportes no Brasil, marcando quatro décadas desde a defesa da dissertação homônima no Museu Nacional, em 1977, orientada por Luiz de Castro Faria. A obra, inicialmente parte da tese de Simoni Lahud Guedes, foi publicada como parte do livro "Universo do Futebol", organizado por Roberto DaMatta. Esta pesquisa inovadora e profunda é crucial para a compreensão do futebol como uma manifestação cultural significativa, oferecendo uma riqueza de informações sobre a sociedade brasileira.

O Futebol Brasileiro: Instituição Zero é um estudo pioneiro nas interseções entre esportes e ciências sociais. O trabalho de Guedes levou 46 anos para se transformar neste livro essencial. Um dos aspectos mais intrigantes do estudo é a análise das representações sociais do futebol no Brasil. Simoni Guedes examinou discursos da imprensa sobre a participação da seleção brasileira em Copas do Mundo, revelando alternâncias entre uma "ideologia da derrota" e uma "ideologia da vitória". Estas ideologias foram associadas à suposta "raça inferior" e "raça superior" do povo brasileiro, proporcionando uma compreensão profunda dos significados simbólicos do futebol no contexto brasileiro.

Além disso, o livro traz uma etnografia detalhada realizada com operários de uma fábrica no subúrbio do Rio de Janeiro, ilustrando a carga simbólica do futebol. Segundo Guedes, no Brasil, o futebol não é apenas um esporte; é uma representação do próprio país. Quando a seleção entra em campo, não é apenas ela que joga, mas todo o Brasil. Essa dinâmica única do futebol brasileiro é explorada meticulosamente em O Futebol Brasileiro: Instituição Zero.

O lançamento deste livro marca um evento significativo para o cenário acadêmico brasileiro. A obra de Simoni Lahud Guedes continua a influenciar nossa compreensão do futebol como um fenômeno cultural complexo e intrincado, oferecendo insights valiosos sobre a identidade e a sociedade brasileira.

O FUTEBOL BRASILEIRO: INSTITUIÇÃO ZERO
DE SIMONI LAHUD GUEDES

Lançamento: 25 de outubro de 2023, quarta-feira, 17h

Auditório do Bloco O - Campus do Gragoatá - Niterói - RJ