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As docentes Ana Paula Miranda, do Programa de Pós-graduação em Antropologia e do Mestrado Acadêmico em Justiça e Segurança, e Jacqueline Muniz, do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC), ambas também pesquisadoras vinculadas ao INCT/INEAC, receberam nessa terça, dia 06 de dezembro de 2022, o Prêmio Marielle Franco. Na ocasião, 47 defensores e defensoras de direitos humanos foram homenageados, tendo em vista o desenvolvimento de ações de promoção, valorização e defesa de direitos no estado do Rio de Janeiro.
No caso da professora Ana Paula Miranda, o reconhecimento é fruto do seu trabalho na esfera estadual, no período de 2003 a 2008, como diretora do Instituto de Segurança Pública. À época, foi responsável por coordenar diferentes iniciativas na área de segurança e ainda organizar o dossiê da mulher. Soma-se a isso, o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da UFF sobre a defesa dos povos tradicionais de matriz africana, a vitimização de trabalhadores e o direito de acesso à energia, em parceria com a Enel, e, por fim, o projeto sobre terreiros, o Ginga UFF.
Para a professora Jacqueline Muniz, o prêmio Marielle Franco é uma forma de produção e preservação da memória, da resistência e das lutas diárias por pertencimento, reconhecimento e direitos que constroem, garantem e ampliam a nossa cidadania, no dia a dia das favelas e dos asfaltos. “Este prêmio é uma construção solidária e partilhada de um sentido de igualdade e liberdade que afirma as diferenças e busca superar as desigualdades e as exclusões. Tenho orgulho de participar e de ser contemplada, pois meu trabalho como professora, pesquisadora, gestora pública na área de segurança pública e direitos humanos tem se pautado para a produção do conhecimento ao alcance de todos e da política que se faz com compaixão, sentindo a dor dos outros", afirma a antropóloga.
Além de reconhecer a atuação de todos os coletivos, organizações e pessoas, o prêmio é uma forma de destacar a relevante atuação em direitos humanos de Marielle Franco, tanto no fortalecimento da pauta dos direitos das mulheres, da população LBGTI, da negritude e da favela. O mês escolhido para a entrega da premiação é simbólico e em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.
A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no no Plenário Lúcio Costa, na ALERJ - Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro .
Acontece no próximo dia 12 de dezembro de 2022, ás 14h, no IAC -Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, o Seminário de Encerramento da II Feira de Ciências "Conflitos e Diálogos na Escola". A atividade será transmitida pelo LEMI - Laboratório de Estudos Multimídias do INCT/INEAC pelo link
MESA 1 - https://www.youtube.com/watch?v=AFHpBekqTME
MESA 2 - https://www.youtube.com/watch?v=lpI8PtaeuBI
A Feira de Ciências Conflitos e Diálogos na Escola busca aproximar Universidade e alunos e professores do ensino médio de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, buscando trabalhar a educação científica a partir de temas relacionados aos processos de administração de conflitos em ambientes escolares. Ela integra um esforço do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) em construir uma linha de pesquisa que procure analisar de que maneira os conflitos estão presentes e são administrados no espaço escolar.
Segue abaixo a programação do evento:
Mesa 1 – Comissão Avaliadora Externa – 14 horas
Mediação: Yuri Motta – doutorando em Sociologia e Direito pela UFF.
José Resende - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Professor Catedrático da Universidade de Évora – participação remota
Bruno Dionísio - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Professor Auxiliar da Universidade de Évora - participação remota
Jorge Paes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Doutor em Sociologia e Direito pela UFF e Diretor da Regional Baixada Litorânea da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – participação presencial
Mesa 2 – Balanço Geral do Evento e Entrega dos Resultados – 16 horas
Barbara Lisboa Pinto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Doutorado em História pela UFF, professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - participação presencial
Lumárya Souza de Sousa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFF; Membro do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) - participação remota
Thaiane Moreira de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Superintendência de Comunicação Social (UFF); Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF); Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) – participação presencial
Roberto Kant de Lima - Professor Titular de Antropologia - UFF/UVA
Coordenador do NEPEAC/INCT-InEAC - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos/PROPPi/UFF - participação presencial
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou o evento "Tradição do ensino jurídico – representações de uma pedagogia do poder”, presencialmente, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro do Rio).
No encontro, promovido pelo Fórum Permanente de Inovação do Poder Judiciário e do Ensino Jurídico, pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (Nupejaj) e pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (Nupedicom), foi lançado o livro de Hector Luiz Martins Figueira, de título homônimo ao do evento: "Tradição do ensino jurídico – representações de uma pedagogia do poder”.
Com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=saWMdWyyhWs) , o encontro foi aberto pelo vice-presidente do Fórum e coordenador do Nupedicom, desembargador Carlos Gustavo Direito.
Palestraram os professores Hector Luiz Martins Figueira, assessor acadêmico de publicações e pesquisas da EMERJ; Solange Ferreira de Moura; Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Augusto Niche Teixeira.
Nessa quarta-feira, dia 30 de novembro, a Universidade Federal Fluminense lança o Catálogo de Tecnologias Sociais - edição 2022. O evento acontece presencialmente, às 14h, na Torre Nova (3º andar), do Instituto de Física, e conta com a participação dos coordenadores, vice-coordenadores e integrantes dos 14 projetos incluídos neste ano.
O Catálogo é uma realização da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, vinculada à Agência de Inovação da UFF (AGIR) e teve sua primeira edição em 2017. A publicação de 2022 reúne 95 experiências de tecnologia social desenvolvidas pela comunidade universitária da instituição e destaca os projetos elaborados durante o período de isolamento social causado pela pandemia por COVID-19. Nesse caso, o uso e a popularização das tecnologias de informação e comunicação permitiram que muitas atividades que antes eram realizadas presencialmente fossem adaptadas ao universo online, à distância.
O Catálogo de Tecnologias Sociais tem como objetivo reunir experiências de tecnologia social, em curso, em fase piloto ou já finalizadas, desenvolvidas pela UFF por meio dos seus docentes, estudantes ou técnicos administrativos. Com isso, busca produzir registro e memória, além de dar publicidade às experiências, fruto de projetos de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação, desenvolvidos a partir do encontro entre os saberes da universidade e da sociedade, e que tem como objetivo o desenvolvimento social.
As tecnologias sociais apresentadas no Catálogo estão reunidas em 9 subgrupos: Metodologias e Ferramentas Didáticas Inovadoras, Valorização e Preservação da Memória Cultural, Jogos, Geração de Renda, Acesso a Direitos e Cidadania, Inovação e Saúde, Formação de Recursos Humanos e Intervenção Social, Redes e Políticas Públicas e Projetos Piloto.
O evento, além de acontecer presencialmente, também será transmitido no canal do Youtube do Instituto de Estudos em Administração de Conflitos (INEAC) : https://www.youtube.com/watch?v=0vU_7oUJoaE .
Para mais informações e conferir as edições do Catálogo, acesse http://tecnologiasocial.uff.br/
Confira a programação
14h – Abertura Institucional
Profa. Dra. Andrea Brito Latge – Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI
Prof. Dr. Ricardo Leal – Diretor da Agência de Inovação – AGIR
Profa. Dra. Luciane Patricio – Coordenadora de Inovação e Tecnologias Sociais – AGIR
14h30 – Anúncio dos projetos catalogados em 2022
GRUPO 1 - Metodologias e Ferramentas Didáticas Inovadoras
Escolas saudáveis e sustentáveis: conectando produção e consumo de alimentos conscientes
Coordenadora: Profa. Dra. Patricia Camacho Dias
Vice Coordenadora: Kamilla Carla Bertu Soares
Ferramenta tecnológica para formação de merendeiras no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Coordenadora: Profa. Dra. Daniele da Silva Bastos Soares
Vice Coordenadora: Profa. Roseane Moreira Sampaio Barbosa
Desenvolvendo a acessibilidade para Surdos em museus itinerantes
Coordenadora: Profa. Dra. Lucianne Fragel Madeira
Vice Coordenadora: Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira
GRUPO 2 - JOGOS
HPV-Quiz: Jogo android sobre HPV para educação em saúde de adolescente universitário
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Luiz Lima da Silva
GRUPO 3 - VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL
Preservação e digitalização de filmes amadores fluminenses
Coordenador: Prof. Dr. Rafael de Luna Freire
GRUPO 4 - GERAÇÃO DE RENDA
Mãos que criam - costura para decoração
Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Marques de Queiroz Carvalho
GRUPO 5 - INOVAÇÃO E SAÚDE
Programa de telemonitoramento de hipertensos resistentes do hospital universitário no contexto da Covid-19
Coordenadora: Profa. Dra. Dayse Mary da Silva Correia
Vice-coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Altenburg Odebrecht Curi Gismondi
GRUPO 6 - Formação de Recursos Humanos e Intervenção Social
Educação interprofissional no campo da saúde e baseada na comunidade
Coordenadora: Profa. Dra. Francelise Pivetta Roque
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Priscila Starosky
Curso de Extensão Antirracismo e as mobilizações profissionais do campo do direito
Coordenadores:
Prof. Pedro Heitor Barros Geraldo
Profa. Ana Paula de Oliveira Sciammarella
Prof. Carlos Vitor Nascimento dos Santos
Joel Luiz Costa
Juliana Sanches Ramos
Djefferson Amadeus
Formação em Agroecologia e Mercado Institucional Público para agricultores familiares urbanos
Coordenadora: Profa. Dra. Roseane Moreira Sampaio Barbosa
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Daniele Mendonça Ferreira
GRUPO 7 - Popularização e Democratização da Ciência e da Tecnologia
Política na Escola: Ensino e Prática em Ciência Política
Coordenadora: Profa. Dra. Mariele Troiano
Vice-Coordenador: Prof. Dra. Ricardo Bruno Ferreira
Ciência & Saúde UFF: capacitação e minicursos on line via Youtube e rede colaborativa
Prof. Dr. Jorge Luiz Lima da Silva
Profa. Claudia Maria Messias
GRUPO 8 - EXPERIÊNCIAS PILOTO
Consumo Consciente, Mercado Social e Tecnologia da Informação
Coordenadora: Profa. Suenya Santos da Cruz
Mental Fog App: aplicativo para identificação de sinais de nuvem mental
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Luiz Lima da Silva
Já está disponível a edição de número 6 da Revista francesa MAUSS de ciências Sociais .
Se os defensores da diferença exigem igualdade e reconhecimento por ela, eles exigem o impossível”, escreveu o antropólogo Louis Dumont em 1984 em seus Essays on Individualism. Ele estava certo? É realmente impossível conciliar igualdade e alteridade? Entre culturas, entre raças, entre sexos, gêneros, indivíduos, etc. ?
Este número da Revue du Mauss, na sequência do anterior, dedicado à guerra das identidades contemporâneas, propõe-se a questionar esta tensão e a defender, apesar de tudo, este casal impossível. Em que sentido somos – ou deveríamos ser – “alterações iguais”? Uma questão antropológica – onde se repetem os conflitos entre universalismo e relativismo – mas também uma questão filosófica e sociológica. Ambos teóricos e terrivelmente concretos. Eminentemente político.
Política das identidades ou política da não identidade? A alternativa pode não ser tão clara. E se a (velha) busca por identidades não estivesse, de fato, sendo esgotada em prol de uma “nova busca pela alteridade”? Como então pensar as condições para uma convivência resolutamente “alterófila” (e convivialista), baseada na liberdade de “dar” e de se reconhecer mutuamente? E não é isso que nos cabe hoje levar todos... à distância?
Para leitura em francês acesse o link http://www.journaldumauss.net/?La-Revue-du-MAUSS-no60-Alterite-Egalite-Plaidoyer-pour-un-couple-impossible
Acontece a partir dessa terça. 15 de novembro de 2022, pelo modo virtual o Congresso Internacional "Igreja e Inquisição no Contexto Global, séculos XVI - XVIII". Novos Problemas, Abordagens e Metodologias. Este evento totalmente virtual será nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2022 e contará com a participação da historiadora Lana Lage (UFF), pesquisadora vinculada ao INCT/INEAC, na mesa “La persecución de la solicitación en el contexto de la Reforma Tridentina de la Iglesia en Brasil del siglo XVIII”. A apresentação da professora Lana Lage terá início ás 15 horas, no horário de Brasília.
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO INEAC
Jornalista Claudio Salles
Bolsista Bruna Alvarenga
ineacmidia@gmail.com