Sábado, 28 Julho 2018 02:25

Escritos sobre Direito, Cidadania e Processo: Discursos e Práticas

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá. PPGD/UNESA e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direto da Universidade Federal Fluminense, PPGSD/UFF,  materializam seu histórico de quase uma década de colaboração mútua e diálogo entre seus pesquisadores e alunos com o lançamento do primeiro volume da coleção ! Escritos sobre Direito, Cidadania e : Discursos e Práticas" .
. A coleção pretende dialogar com as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos referidos programas, divulgando resultados que venham a contribuir para uma reflexão sobre objetos de interesse jurídico que explicitem as relações entre Direito e Sociedade, que ajudem a iluminar os aspectos sociais e políticos que circundam a aplicação de normas, a organização do sistema judicial, as práticas e discursos do campo jurídico. Nesse sentido, conceitos e métodos de pesquisa das Ciências Sociais podem ser articulados para a construção de problemas de pesquisa sobre o mundo jurídico, discutindo outros temas que contribuem para uma melhor compreensão histórica e social do sistema jurídico, do funcionamento do sistema judicial, das carreiras jurídicas, do ensino do direito, das formas de administração de conflitos, dos sentidos atribuídos às categorias jurídicas pelos atores do campo , por exemplo, e sua relação com diversos contextos históricos, sociais, políticos e econômicos.
A publicação foi organizada por  Fernanda Duarte, Rafael Mario Iorio Filho,  Ana Paula Faria, Felipe Delton Meirelles  e está disponível em http://www.academia.edu/37125811/ESCRITOS_SOBRE_DIREITO_CIDADANIA_E_PROCESSO_vol_1_2018_