Quarta, 03 Abril 2024 14:46

PREFALC - Seminário Internacional Sobre Antropologia e Intercâmbio Cultural

A Universidade Federal Fluminense (UFF) será o palco de um seminário internacional inovador, que reunirá França, Suíça Argentina e Brasil.  O evento faz parte do Programa PREFALC financiado pela Fondation Maison Science de l'Homme/Paris que congrega a UFF, a Universidade Paris Nanterre e a Universidade de Buenos Aires. As atividades ainda contam com o apoio da FAPERJ, CNPQ,  do Programa Capes Print/UFF, do PPGA e do INCT-InEAC. Tal cooperação proporcionará aos participantes uma imersão nos desafios e oportunidades dos estudos antropológicos contemporâneos.

O seminário destinado aos estudantes do PPGA/UFF terá início com uma solenidade de abertura no dia 8 de abril, às 14h30, seguida por apresentações de pesquisadores e discussões sobre as dinâmicas de trabalho. As atividades práticas começarão no dia seguinte, com trabalho de campo no Quilombo do Grotão e na comunidade de pescadores artesanais da Praia de Itaipu, enfatizando a importância da pesquisa etnográfica.

Além disso, o seminário incluirá um percurso comentado pelas áreas históricas da Praça Tiradentes e Lapa, bem como uma visita à Mesquita da Luz na Tijuca. Ainda ocorrerá uma roda de conversa com as mães e familiares da Rede Nacional de Mães e Familiares contra o Terrorismo de Estado na UFf. As atividades serão encerradas com uma sessão híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online.

O encontro acadêmico se concentrará em quatro eixos principais: Antropologia PolíticaJurídicaUrbana e da Religião. Serão discutidas temáticas como políticas de identidade e reconhecimento, formas de mobilização social e os usos dos espaços urbanos na produção da religiosidade.

A UFF destaca a importância deste evento como uma oportunidade única para pesquisadores saírem de suas perspectivas habituais e se envolverem em um rico intercâmbio intelectual. A metodologia proposta busca um exercício de estranhamento e aproximação, essencial para a pesquisa antropológica.

Ler 193 vezes Última modificação em Quinta, 04 Abril 2024 03:51