Terça, 15 Maio 2018 12:38

LEMI TRANSMITE HOJE AO VIVO: Aula "A Maconha no Cinema Brasileiro"

Hoje, 15 de maio, às 14hrs, será realizada na Universidade Federal Fluminense a aula "A Maconha no Cinema Brasileiro", com o pesquisador de cinema e drogas Rafael Morato Zanatto, parte da disciplina optativa de "Marcrociminalidade: moral, direito e mercado no Brasil". O curso será realizado sob o amparo do Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, da Universidade Federal Fluminense.

Serão discutidos o texto Alguns dados novos sobre a maconha (1915), de Rodrigues Dória, e os capítulos Maconha, Erva Maldita (1949), um filme de Raul Roulien e Maconha (1953): A expedição folclórica de Alceu Maynard Araújo na cidade de Piaçabuçu, Alagoas, ambos de autoria de Zanatto e publicados no livro Fumo de Angola: Cannabis, Racismo, Resistência Cultural e Espiritualidade, organizado por Edward MacRae e Wagner Coutinho Alves.

Professor anfitrião: Prof. Dr. Marcos Veríssimo, autor do Livro Maconheiros, Fumons e Growers: Um Estudo Comparativo do Consumo e do Cultivo Caseiro De Canábis No Rio De Janeiro e Em Buenos Aires.

Rafael Morato Zanatto é Historiador, mestre e doutorando em História e Sociedade - UNESP e pesquisador do Grupo Maconhabrás, do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID/UNIFESP) e atua como pesquisador associado da Cinemateca Brasileira sobre a obra de Paulo Emílio Sales Gomes.

Convidamos a todos para participar pela transmissão ao vivo do LEMI (Laboratório e Estúdio Multimídia do InEAC) pelo YouTube às 14:00 hrs. Para ficar por dentro e receber as notificações, se inscreva no canal do InEAC no Youtube e no Facebook e não perca esse encontro.

Para assistir e se inscrever no canal do youtube do InEAC acesse: https://www.youtube.com/channel/UCd_ftuMjKeqkN0q7yqV2TSg?view_as=subscriber

Imagens: Claudio Salles e Bernardo Girauta; Divulgação nas redes: Bruna Alvarenga; Produção: Bruna Alvarenga, Breno Patrizzi, Bernardo Girauta e Dom Igor; Mesa de Corte: Breno Patrizzi e Dom Igor; Direção: Claudio Salles.

Realização: LEMI - Laboratório Estudio Multimídia do INCT InEAC.

Ler 1725 vezes Última modificação em Terça, 15 Maio 2018 12:53