Coordenador: Nalayne Mendonça Pinto
Período:
1. Dezembro de 2016 a Janeiro de 2018
2. Janeiro a Dezembro de 2018
Linha de Pesquisa: Práticas institucionais, processos de administração de conflitos e moralidades.
Descrição: A presente proposta busca realizar um estudo dentro de escolas da rede pública da região metropolitana do Rio de Janeiro sobre situações de conflitos e violências que estão presentes nas escolas pesquisadas. Importa coletar e analisar as percepções e narrativas dos agentes escolares sobre os conflitos e violências vivenciados no ambiente escolar, assim como sobre as formas de resolução dos conflitos e violências que permeiam esse espaço de convivência e interação social. O objetivo é compreender de que formas os educadores e profissionais que atuam nas escolas relatam os diferentes conflitos sociais que ocorrem dentro do ambiente escolar, e o eles que identificam como formas de violências presentes no cotidiano das escolas pesquisadas, analisando como essas violências são relatadas e valorizadas por eles. Interessa perceber a construção dos discursos e que tipos de atos e comportamentos classificam como violentos, de igual modo, identificar como são encaminhados os conflitos, e em que medida a possibilidade da mediação e conciliação torna-se um recurso possível para a solução das diferenças. Assim, identificar se os atores envolvidos encaminham alguma forma de mediação de conflitos; se existe, e pode ser fomentado, no ambiente escolar alguma proposta para o encaminhamento de formas adequadas de solução de conflitos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nalayne Mendonça Pinto - Coordenador.
1. Relatório de Acompanhamento do Projeto
2. Relatório de Acompanhamento do Projeto – Plano de Trabalho