enfrdeites
Bruna Alvarenga

Bruna Alvarenga

Acontece no próximo dia 26 de novembro, às 19h, a palestra 'Vitimização Policial: O Que Sabemos?', com a participação de Michel Lobo, pesquisador vinculado ao INCT-InEAC. A transmissão acontece ao vivo no canal Senhor Criminologia no Youtube (clique aqui). Mais informações no cartaz abaixo.

Começou a 2ª edição da Feira de Ciências - Conflitos e Diálogos na Escola!

A II Feira de Ciências Conflitos e Diálogos na Escola busca aproximar Universidade e alunos e professores do ensino médio de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, buscando trabalhar a educação científica a partir de temas relacionados aos processos de administração de conflitos em ambientes escolares.  Ela integra um esforço do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) em construir uma linha de pesquisa que procure analisar de que maneira os conflitos estão presentes e são administrados no espaço escolar. Essa nossa segunda edição da Feira de Ciências será composta por uma série de atividades sequenciais ao longo do período compreendido entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

Dessa forma, a Feira de Ciências aqui proposta combina experiências, saberes e fazeres provenientes das múltiplas formações e perspectivas dos organizadores e demais participantes e será composta por essas cinco atividades a fim de propiciar um espaço de reflexão acadêmica sobre os processos de administração dos conflitos escolares a partir de uma perspectiva empírica e multidisciplinar.

Confira a programação no cartaz ou no site http://ineacconflitosnaescola.uff.br/. As atividades serão realizadas pelo nosso canal do Youtube (/ineac).

Acontece entre os dias 18 e 19 de novembro o III Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do InEAC (clique aqui).

A mesa de abertura acontece no dia 18/11, a partir de 9h da manhã. 
Confira abaixo a programação completa.



Dia 18:

9h – 10h – Mesa de Abertura - Representantes institucionais 

Mediador: Paloma Monteiro (UFF) 
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=BkYASsST6eQ

10h – Conferência: José Resende (Universidade de Évora) 

Mediador: Bóris Maia (UFF) 
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=2GF7ZLEvXDk

14 – 16h: Mesa 1 – Segurança pública e conflitos na escola 

Paulo César Martins Stumpf (UnB), Marcelo Siqueira (UFVJM), Marina Paz (UnB) 

Mediador: Marcos Veríssimo (InEAC-UFF) 
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=xmNtanP1sCs

16h30min-18h30min.: Mesa 2 - Pandemia e experiências de ensino e aprendizagem 

Juliane Bazzo (UFGD), Yuri Motta (UFF), Theodoro Telles (UFF) 

Mediador: Talitha Rocha (InEAC-UFF) 
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=86vf4D2e3bI


Dia 19:

10h-12h: Mesa 3 - Desigualdades e violência na escola 

Bruno Dionísio (Universidade Nova de Lisboa), Sandra Tosta (UFOP), Carlos Alberto (UNESA) 

Mediador: Klever Filpo (UCP/UFRRJ)
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=uJtyOMdchfk

14h-16h30min.: Roda de conversa: 2ª edição da Feira de Ciências Conflitos e Diálogos na Escola 

Marcos Veríssimo, Talitha Rocha, Gabriela Cuervo, Carina Cunha (responsáveis) 
Transmissão via Zoom 

17h: Lançamento de livro: Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares II 

Bóris Maia, Marcos Veríssimo, Klever Filpo, Paloma Monteiro (organizadores) 
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=8ZYHtKDh-40

Ocorreu ontem, 05/10/21, o lançamento dos livros 'Administração de conflitos e cidadania: problemas e perspectivas V' e 'A Liberdade Sindical Versus a Unicidade Sindical: Bom para Quem? Um Estudo Empírico dos Principais Atores dessa Relação' durante o VI ENCONTRO DE PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (PPGD/UVA) (clique aqui para assistir).

Saiba como adquirir os livros com desconto: 

-'Administração de conflitos e cidadania: problemas e perspectivas V': livro a venda no site: https://www.autografia.com.br/produto/administracao-de-conflitos-e-cidadania-problemas-e-perspectivas-v/

Código para 30% de desconto válido até 07/10: descontouff30 

-'A Liberdade Sindical Versus a Unicidade Sindical: Bom para Quem? Um Estudo Empírico dos Principais Atores dessa Relação': livro a venda no site: https://www.editoraappris.com.br/

Código de desconto: ALIB20

 

Num importante momento do país, o INCT INEAC – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos promove o INEAC EM DEBATE, uma live com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Federal Fluminense Antônio Claudio Lucas da Nóbrega e do coordenador do INCT/INEAC, antropólogo Roberto Kant de Lima.

Mediado pelo jornalista Claudio Salles (LEMI/INEAC), o encontro será uma oportunidade de falar sobre o trabalho desenvolvido pela UFF, durante esse difícil período de pandemia; o contexto da educação e da ciência em meio a uma crise institucional do país e a escassez de recursos; e também conhecer os projetos de futuro da UFF, para o pós pandemia.

A transmissão acontece dia 16/09, às 17h, ao vivo no nosso canal do Youtube (clique aqui).

 

Acontece no próximo dia 22, às 15h, mais uma roda de conversa com estudantes de escolas pública que participaram da Feira de Ciências organizada pelo InEAC produzindo episódios do podcast "Conflitos e Diálogos: Pesquisas Escolares". Nesta edição, serão discutidos os episódios 6 e 16, 'PodEADcast: A Importância da Resiliência no Processo Educacional em Meio a Pandemia e os Desafios de Manter Um Ensino Remoto'  e  'Conflitos Culturais: tradicional versus novo', respectivamente. Os comentários serão realizados por Izabel Nuñez, pesquisadora vinculada ao INCT-InEAC.

A transmissão acontece dia 22 de setembro, a partir das 15h, no nosso canal do Youtube (clique aqui).

"Estatuto Cigano, Pandemia Covid-19 e seus desafios para o campo"

Para esta edição serão discutidos os desafios do trabalho de campo a partir duas experiências em contexto de pandemia: as pesquisas de Edilma Monteiro sobre os impactos da covid-19 entre famílias ciganas e a de Phillipe Cupertino Salloum e Silva sobre a produção da ciganidade no âmbito do processo legislativo do PLS 248/2015 (Estatuto do Cigano).

Convidados/as:
Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro
Doutora em Antropologia pela UFSC. Professora de Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFRN).

Phillipe Cupertino Salloum e Silva
Doutor em Direito pela UFRJ. Professor de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro da secretaria nacional do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS).

A transmissão acontece ao vivo dia 16/09, às 15h, através do nosso canal do Youtube.
Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=Fi2rsMUWGcA


Apresentação: Mirian Alves de Souza (Professora, PPGJS/UFF)
Produção: Cláudio Ribeiro e Daniel Alves (Mestrandos, PPGJS/UFF)

 

O prazo para o envio de resumos para o VI Encontro de Pesquisa sobre Administração de Conflitos do PPGD/UVA foi prorrogado até o dia 31/08/21.
 
Devido a pandemia, o evento será realizado de forma remota, a partir do dia 5 de outubro deste ano. 
 
 
Mais informações confira no edital abaixo, em anexo, e faça o download do PDF.

Acontece no próximo dia 26, às 14h, mais uma roda de conversa com estudantes de escolas pública que participaram da Feira de Ciências organizada pelo InEAC produzindo episódios do podcast "Conflitos e Diálogos: Pesquisas Escolares". Nesta edição, serão discutidos os episódios 1 e 14, 'Os desafios adicionais à prática de estudo na pandemia' e '"Café com Joaquim" - Desmotivação e desistência do ensino remoto', respectivamente. Os comentários serão realizados por José Colaço, pesquisador vinculado ao INCT-InEAC.

A transmissão acontece dia 26 de agosto, a partir das 14h, no nosso canal do Youtube (clique aqui).

Na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 11h, será realizada uma roda de conversa com o professor Laurent Thévenot sobre o livro “A justificação: sobre as economias da grandeza”, escrito em parceria com o professor Luc Boltanski. Participarão da conversa os professores Carolina Andion (Udesc Esag), Maurício Serva (UFSC), Diego Correa (Universidade Vila Velha - UVV) Fábio Reis Mota (UFF) e Jussara Freire (UFF).
 
O evento será transmitido ao vivo pelo nosso canal do Youtube (clique aqui).
 
 
Página 1 de 11