Sexta, 01 Setembro 2023 02:52

Entidades científicas e acadêmicas realizam atividades em comemoração a Independência do Brasil

SBPC e suas Secretarias Regionais e Sociedades Afiliadas, bem como universidades e entidades acadêmicas e científicas de todo o País organizaram uma série de eventos para a próxima semana, entre os dias 4 e 8 de setembro. Confira a programação e participe

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas afiliadas, e universidades e entidades acadêmicas de todo o País promovem de 4 a 8 de setembro uma série de eventos para celebrar a semana da Independência do Brasil.

As atividades irão abordar temas sugeridos pela SBPC, como Ciência e Democracia, Educação e Democracia, Saúde e Democracia; Inclusão Social e Democracia, Direitos Humanos e Democracia; e A luta pela democracia e as lutas pela soberania e independência.

As entidades aceitaram o chamado da SBPC para dar início aos preparativos para o ‘Dia de Luta pela Democracia Brasileira’, a ser celebrado no dia 31 de outubro, data que evoca a primeira manifestação de rua contra a ditadura militar no período iniciado com o AI-5.

Confira a programação da SBPC, Secretarias Regionais, Sociedades Afiliadas, universidades e entidades acadêmicas e científicas:

04/09 – 09h: Feira de Ciências – Projetos institucionais de Extensão e Pesquisa da UENF. Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer da UENF

04/09 – 13h30: Seminário “Atualidade da Pedagogia Freiriana”. Palestrante: Jaime José Zitkoski (UFRGS), alunos e professores do mestrado profissional PPGSTEM da UERGS. Realização: UERGS. Assista aqui.

05/09 – 09h: Painel “Inteligência Artificial, Comunicação Pública e Democracia”. Participantes: Fabrício Benevenuto (UFMG), Geane Alzamora (UFMG), Camilo Aggio (UFMG) e Thaiane Oliveira (UFF). Realização: UFMG. Assista aqui.

05/09 – 13h: “Religião, Ciência e Democracia”. Coordenadora: Tatiane dos Santos Duarte (CLD/ABA e UnB). Mediadora: Mariana Ramos de Morais (CLD/ABA e Museu Nacional). Participantes: Ana Paula Miranda (UFF), Naara Luna (CLD/ABA e UFRRJ) e Rodrigo Toniol (UFRJ). Realização: Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Assista aqui.

05/09 – 15h: Mesa-redonda “Brasil: Resistências e Totalitarismos”. Participantes: Castor Bartolomé Ruiz (Unisinos), Georgia Amitrano (UFU) e Tessa Moura Lacerda (USP). Realização: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Assista aqui.

05/09 – 16h: Conferência”Independência, democracia e o acesso à água”. Palestrante: Osmar Cardoso (UFPI). Apresentação: Rute Maria Gonçalves de Andrade (SBPC-PI). Realização: SBPC-PI. Assista em youtube.com/canalsbpc

05/09 – 16h: Painel “Estratégias de enfrentamento do descrédito na ciência e desinformação social”. Moderação: Renato Janine Ribeiro (SBPC)  e Soraya Smaili (UNIFESP). Participantes: Herton Escobar (USP), Valéria Mendonça (UnB) e Débora Salles (UFRJ). Realização: Academia de Ciências da Bahia (ACB).

05/09 – 18h30: Biopar no Bar:  happy hour com ciência. Um bate papo sobre Saúde e Democracia:  Desastres ambientais no surgimento de surtos e emergências sanitárias e o impacto de fakenews no aprofundamento dessas crises. Participantes: Andreia Ferreira Nery (UFRN), Janeusa Trindade de Souto (UFRN), John Fontenele Araújo (UFRN), Manoella do Monte Alves (UFRN) e Marise Reis de Freitas (UFRN). Local: Mahalila Café & Livros – R. Dra. Nívea Madruga – Lagoa Nova, Natal – RN.

06/09 – 10h (horário Manaus): Mesa-redonda online “Amazônia pela Independência e Democracia”. Moderação: Marilene Corrêa (UFAM/SBPC). Participantes: Kátia Cilene do Couto (UFAM), Luis Balkar Sá Peixoto Pinheiro (UFAM), Sonia Alfaia (INPA) e Roberto Sanches Mubarac Sobrinho (UEA). Realização: SBPC-AM. Assista em youtube.com/canalsbpc

06/09 – 15h: Saúde e Bem-estar dos Jovens Indígenas. Participantes: AJI e USPFM – LIM50. Link: em breve.

06/09 – 16h: Conferência “Independência: historiografia e história”. Palestrante: Fernando Novais (USP). Local: Salão Nobre do Centro Maria Antonia da USP, na Rua Antônia, 294, 3º andar, Vila Buarque – São Paulo. O evento é aberto e gratuito para todos, mas as vagas são limitadas. Preencha o formulário e garanta sua vaga!

Veja aqui a programação completa.