Sexta, 17 Novembro 2017 13:25

OFICINA ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS: DILEMAS E PERSPECTIVAS NO BRASIL E NA ARGENTINA.

Acontece no próximo dia 30 de novembro de 2017, no auditório do NEPPDH (UFRJ), na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, a Oficina Antropologia e Políticas Públicas de administração de Conflitos: dilemas e perspectivas no Brasil e na Argentina. Esta atividade propõe um diálogo entre a Universidade e Instituições e atores sociais envolvidos com políticas públicas de administração de conflitos, em especial a Mediação. Partimos de perspectivas teórico-metodológicas na intersecção entre as Ciências Humanas e o Direito, que indagam sobre as diferentes modalidades e sentidos com que o instituto da Mediação de Conflitos tem adquirido tanto do ponto de vista de sua dimensão prática – judicial, comunitária e penal – quanto do ponto de vista dos campos empíricos em sociedades distintas como a brasileira e a argentina. Vamos debater as principais alternativas analíticas que a antropologia jurídica tem desenvolvido para o estudo da mediação, focalizando os conceitos, métodos e dimensões que apresentam desafios e perspectivas sobre políticas públicas de administração de conflitos e segurança pública em contextos de reformas estatais.

( Projeto de Pesquisa Análise comparada de categorias jurídicas em processos sociais de administração de conflitos: democracia, igualdade jurídica, cidadania e demanda por direitos - Edital Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs. Escola de Serviço Social-CFCH/UFRJ e INCT-InEAC-NEPEAC/UFF)

Confira abaixo a programação da oficina.

09:00 às 11:00 h – Conflitos, moralidades e sentidos de justiça em Mediação de Conflitos
Juan Pablo Matta (GESC-FACSO/UNICEN/Argentina)
Mariana Inés Godoy (ICSOH-CONICET-UnSA/Argentina)
Kátia Sento Sé Mello (PPGSS; NUSIS - ESS/UFRJ; INEAC/UFF e NECVU/UFRJ)