Segunda, 12 Agosto 2024 01:52

Programação - 3° Seminário de Pesquisa: "As Organizações Profissionais dos Operadores do Direito: As Políticas Antirracistas e o Direito Antidiscriminatório"

Entre os dias 12 e 15 de agosto de 2024, será realizado o 3° Seminário de Pesquisa "As Organizações Profissionais dos Operadores do Direito: As Políticas Antirracistas e o Direito Antidiscriminatório". O evento ocorrerá no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC), localizado no Campus do Valonguinho da Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ.

Transmissão Online:
O seminário será transmitido ao vivo pelo Canal do INCT InEAC no YouTube, possibilitando a participação remota de interessados de todo o país.

Programação:

Dia 12/08/2024

• 14h - Abertura Institucional
    Com Lenin Pires (InEAC - UFF), Luciane Patrício (DSP - UFF), José Colaço (PPGJS - UFF), Leonel Alvim (PPGSD - UFF - Participação online), Roberto Kant de Lima (INCT InEAC) e Maysa Carvalhal (IDPN).

• 16h15 - Palestra: O Constitucionalismo Negro
    Mediadora: Ane Medeiros (PPGSD - UFF).
    Debatedor: Vladimir Luz (InEAC - UFF).
    Palestrante: Samuel Vida (UFBA).

Dia 13/08/2024

• 10h - Mesa 1: Movimentos Sociais e Execução Penal
    Mediadora: Magnólia Paixão (PPGSD - UFF).
    Debatedores: Luana Martins (InEAC - UFF), Bárbara Barbosa (Associação Eu Sou Eu - A Ferrugem), Luciano França (Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro), Joice Ribeiro (Patronato de Presos e Egressos da Bahia).

• 14h - Mesa 2: Ações Institucionais para o Sistema Prisional
    Mediadora: Isabella Martins (PPGSD - UFF).
    Debatedores: João Vitor Abreu (PPGSD - UFF), Eliene Vieira (Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do RJ), Carlos Mário Neto (Escritório Social de Niterói), Daniele Magalhães (NUCORA).

• 16h15 - Mesa 3: Mobilizações Profissionais para o Acesso a Direitos
    Mediadora: Carmen Felippe (PPGSD - UFF).
    Debatedores: Lucía Eilbaum (PPGA - UFF), Mãe Flávia Pinto (Casa do Perdão), Elaine Gomes (Rede Liberdade), Marcela Cardoso (Redes da Maré).

• 18h15 - Mesa 4: Os Desafios para Implementação dos Protocolos de Reconhecimento Fotográfico
    Mediadora: Juliana Sanches (PPGSD - UFF).
    Debatedores: Michel Lobo (UVA), Fernanda Prates (FGV - Direito Rio), André Nicolitt (TJ-RJ), Danilo Felix (Educador Social).

Dia 14/08/2024

• 10h - Mesa 5: Formação Antirracista
    Mediadora: Bárbara Gama (PPGJS - UFF).
    Debatedores: Karoliny Martins (UnB), Sinara Rúbia (MUHCAB), Walkíria Nictheroy (Profª. Antirracista), Ângela Kimbangu (Presidente da Advocacia Preta Carioca).

• 14h - Mesa 6: Os Desafios das Comissões de Igualdade Racial da OAB
    Mediadora: Ana Letícia Guimarães (PPGSD - UFF).
    Debatedores: Gabriel Borges (Pós-doc PPGSD - UFF), Marina Camargo (Diretora Adjunta da 12ª Subseção OAB/SP Ribeirão Preto), Mariza Sales (CIR-OAB Duque de Caxias), Suely Beatriz (CIR-OAB Barra da Tijuca).

• 16h15 - Mesa 7: Decisões Judiciais e Racismo Institucional
    Mediadora: Amanda Quaresma (PPGSD - UFF).
    Debatedores: Paloma Monteiro (INCT - InEAC), Luiz Gabriel Batista (UFBA), Roberta Ribeiro (MP-RJ), Bárbara Ferrito (AMATRA1).

• 18h15 - Mesa 8: Ações Afirmativas nas Instituições
    Mediadora: Renata Mantuano (PPGJS - UFF).
    Debatedores: Carlos Victor Nascimento (UFF), Juliana Victoriano (Instituto Ibirapitanga), Jaqueline Santos (OAB Niterói), Elaine Rodrigues (DGLD/CPD-UFF).

Dia 15/08/2024

• 10h - Mesa 9: Projetos de Pesquisa e Extensão
    Mediadora: Rárea Porto (PPGSD - UFF).
    Debatedores: Natália Brandão (INCT-InEAC), Lorena Mello (USP), Kelly Araújo (USP), Paulo Eduardo Alves (USP), Pedro Heitor Barros Geraldo (InEAC - UFF), Mariana Vianna (TCT 5 FAPERJ / UFF), Gabriel Borges (Pós-doc PPGSD-UFF), Catalina Léon (PPGSD-UFF/DIJURE-UNIRIO), Luz Herrera (Texas A&M University School of Law).

• 14h - Mesa 10: Apresentação do Centro de Referência em Acesso a Direitos e Administração de Conflitos – CRADAC
    Mediadora: Dylla Neves (PPGJS-UFF).
    Debatedores: Roberto Kant de Lima (INCT-InEAC), Luciane Patrício (DSP - UFF).
    Participação de Coordenação e Administração do CRADAC, Bolsistas e Estagiários CRADAC, Advogadas do IDPN, Técnicos Administrativos.

• 16h15 - Palestra: Raça, Estado e Dicionário de Relações Étnico-Raciais
    Com Anelise Assumpção (PPGSD-UFF), Flávia Rios (ICHF-UFF), Lenin Pires (InEAC-UFF).

• 18h - Encerramento.

Inscrições:
As inscrições para o seminário serão abertas em breve. Fique atento ao site do Núcleo de Pesquisa de Sociologia do Direito (NSD) e acompanhe nossas atualizações aqui no Instagram para mais informações.

Não perca a oportunidade de participar deste importante evento acadêmico que busca aprofundar o debate sobre a organização profissional dos operadores do direito e a implementação de políticas inclusivas e justas.

O seminário conta com o apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e INCT InEAC.

Local:
Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC-UFF), Campus do Valonguinho - Niterói, RJ.

LINK PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA : https://www.ineac.uff.br/index.php/noticias/item/1091-programacao-3-seminario-de-pesquisa-as-organizacoes-profissionais-dos-operadores-do-direito-as-politicas-antirracistas-e-o-direito-antidiscriminatorio#:~:text=3_SeminaYrio_de_Pesquisa_A_organizacYaYo_profissional_dos_operadores_do_Direito_%2D_OrganizacYaYo_das_mesas.pdf

Ler 139 vezes Última modificação em Segunda, 12 Agosto 2024 01:56