Segunda, 29 Julho 2024 16:18

Mestranda do PPGA-UFF é Premiada na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia

A mestranda Júlia Viana Palucci, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF), orientanda da Profa. Lucía Eilbaum (UFF/INCT-INEAC), foi agraciada com dois importantes prêmios na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), destacando-se pela sua pesquisa inovadora e relevante sobre a defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência.

Júlia recebeu a menção honrosa no Prêmio Antropologia e Direitos Humanos, na categoria Trabalho de Graduação, pelo artigo "Por um judiciário com 'perspectiva de gênero': um olhar etnográfico sobre o lugar construído pelo NUDEM na promoção dos direitos das mulheres vítimas de violência". Este trabalho oferece uma análise etnográfica detalhada do papel do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher e das Vítimas de Violência de Gênero (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro na promoção dos direitos das mulheres.

Além disso, Júlia foi premiada com o Prêmio Lévi-Strauss na modalidade artigo, pelo trabalho intitulado "'Cada mulher demanda um atendimento diferente': aspectos jurídicos, judiciais e morais na classificação de demandas em um núcleo especializado da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro". Este estudo aprofunda-se nos desafios e nas especificidades do atendimento às mulheres vítimas de violência, explorando as dimensões jurídicas, judiciais e morais envolvidas.

O INCT INEAC parabeniza Júlia Viana Palucci pelos importantes prêmios e pelo reconhecimento de seus trabalhos, assim como a Profa. Lucía Eilbaum pela orientação acadêmica de excelência.