Sábado, 22 Junho 2024 14:30

Produção de Podcast como Prática de Pesquisa e Popularização do Conhecimento: Artigo Publicado por Pesquisadores do INCT-InEAC

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) publicaram um artigo sobre a utilização de podcasts como ferramenta de pesquisa e popularização do conhecimento. O artigo, intitulado "Conflitos e Diálogos: Produção de Podcast como Prática de Pesquisa e Popularização do Conhecimento", está disponível na revista "Em Extensão" da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) .

Os autores do artigo, antropólogos Marcos Verissimo, Talitha Mirian do Amaral Rocha e Roberto Kant de Lima, todos vinculados ao INCT-InEAC, exploram como a produção de podcasts pode servir não apenas como um meio de disseminação de conhecimento científico, mas também como uma prática de pesquisa em si.

O artigo apresenta o podcast "Conflitos e Diálogos: Pesquisas Escolares" como um exemplo de projeto bem-sucedido que foi desenvolvido por pesquisadores do INCT-InEAC com financiamento do CNPq. Este projeto, iniciado em 2019 e implementado ao longo dos anos de 2020 e 2021, teve como objetivo utilizar feiras de ciências e a produção de podcasts para explicitar e discutir processos de administração de conflitos em uma perspectiva multidisciplinar.

Os autores analisam os resultados alcançados até o momento, destacando como a produção de podcasts pode facilitar o engajamento de estudantes e professores em discussões sobre conflitos escolares e outras questões sociais relevantes. O uso de podcasts também foi visto como uma forma eficaz de promover o letramento midiático e a participação ativa dos estudantes na produção e disseminação de conhecimento.

Destaques do Projeto

• Multidisciplinaridade: O projeto envolveu pesquisadores de diversas áreas, incluindo antropologia, sociologia, ciência política, comunicação social e direito, oferecendo uma abordagem abrangente e integradora para a administração de conflitos.
  • Participação Ativa dos Estudantes: Os estudantes participaram ativamente na produção dos episódios do podcast, contribuindo com suas próprias pesquisas e experiências.
  • Popularização da Ciência: A iniciativa promoveu a popularização da ciência entre os jovens, ao mesmo tempo em que abordou temas relevantes como saúde mental, dificuldades de aprendizado, etnocentrismos e intolerâncias no contexto escolar.

Disponibilidade

O artigo completo pode ser acessado no site da revista "Em Extensão" da UFU através do link.

Ler 205 vezes Última modificação em Sábado, 22 Junho 2024 15:28