podcasts e rádio
Podcast “Nós Outros” (LAESP/UFF)
O Nós Outros é um podcast original do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP). Conseguimos produzir um trabalho que alentávamos há algum tempo, buscamos entregar para o público um trabalho de excelência, proporcionado por uma gama de pesquisadores argutos e versados nos temas aqui propostos.
Nossa primeira temporada é intitulada “O que é Segurança Pública?” e contém 10 episódios. Buscamos desmistificar e simplificar temáticas voltadas para a compreensão dos conflitos no âmbito da Segurança.
>> 10 episódios
Podcast Maconhômetro Ciência (PsicoCult/UFF)
Este é Maconhômetro Ciência, um programa de entrevistas com pesquisadores que tenham a maconha como objeto de estudo e se dedicam a produzir conhecimento sobre a mesma e seus usos no Brasil. Uma parceria do Cannabis Monitor com o Núcleo de Estudos sobre Psicoativos e Cultura (PsicoCult/UFF). Os encontros são comandados pelos antropólogos e pesquisadores do PsicoCult, Marcos Veríssimo e Yuri Motta, que buscam compreender o olhar dos pesquisadores, de diversas áreas do saber, sobre os desafios de estudar sobre a maconha por aqui.
>> 6 episódios
Podcast Maternidades ameaçadas, série: Transformando Casos em Causas (REMA, Edital Pró-humanidades/CNPq)
Um podcast que transforma casos em causas. Histórias de mulheres, mães, lideranças, ativistas e profissionais que evidenciam a recorrência da violência, do racismo e da desigualdade, mas também da potência de se unir coletivamente em causas comuns. Produção da Rede transnacional de pesquisas sobre maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA) com financiamento do CNPq.
>> 8 episódios
Podcast Diálogos e Conflitos: Pesquisas Escolares
Este podcast é o resultado da execução do projeto “Feira de ciências como espaço para explicitar e discutir processos de administração de conflitos em uma perspectiva multidisciplinar”, desenvolvido no âmbito do INCT-InEAC, junto a estudantes de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Contamos com o apoio do CNPq.
Os grupos compostos por estudantes de escolas espalhadas por vários municípios do estado, orientados por professores de suas escolas, produziram os episódios deste podcast. Trataram das diferentes formas através das quais os conflitos escolares se configuram, e tematizaram também as dificuldades de realização dos estudos no contexto da pandemia. Cada episódio tem no máximo 15 minutos de duração.
>> 54 episódios
Rádio Pop Goiaba UFF
A Rádio Pop Goiaba UFF nasce como um projeto de extensão vinculado ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP-UFF), impulsionada pelo vibrante Movimento Pop Goiaba, que desde 1998 reúne artistas, estudantes, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de romper o bloqueio da mídia tradicional e promover uma comunicação mais plural e democrática.
Hoje, integrada como um braço fundamental de difusão científica e cultural do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT INEAC), a Rádio Pop Goiaba representa um ponto de encontro dinâmico entre saberes acadêmicos, manifestações culturais e práticas inovadoras em comunicação.
Ao conectar ciência e cultura, a rádio cria um diálogo contínuo e enriquecedor, contribuindo para ampliar a visibilidade das pesquisas realizadas pelo INEAC, aproximando-as da comunidade em geral e pela web desbravando fronteiras, com mais de 100 mil ouvintes mensais espalhados pelo ocidente e oriente do planeta. As transmissões da Pop Goiaba destacam-se por oferecer conteúdo diverso, de qualidade e comprometido com valores democráticos, promovendo uma compreensão mais profunda das questões sociais, culturais e científicas contemporâneas.
Mais do que uma rádio, a Pop Goiaba tornou-se referência em inovação e engajamento público, abrindo espaço para novos artistas e trabalhos pouco ou nada veiculados na grande mídia e incentivando debates sobre a democratização da comunicação, diversidade cultural e direitos humanos. Sua atuação já transcendeu os limites acadêmicos, impactando políticas públicas e fomentando discussões importantes na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A rádio teve papel fundamental na organização e participação das duas Conferências Municipais de Comunicação de Niterói, assim como das Conferências Estadual e Nacional de Comunicação, reforçando seu protagonismo no cenário comunicacional brasileiro.
Reconhecida também por suas contribuições significativas na área dos direitos humanos, a Rádio Pop Goiaba foi premiada com o Prêmio de Direitos Humanos Aluísio Palhano, concedido pela Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói, confirmando seu compromisso com a promoção e defesa dos direitos fundamentais.
Acesse a Rádio Pop Goiaba UFF através do site oficial ou baixe o aplicativo gratuito para usuários externos via Maxcast (Android e iOS). Membros da comunidade UFF têm acesso pelo app UFF Mobile Plus Android ou UFF Mobile Plus iOS. Também disponível está o aplicativo exclusivo para iOS. Leve a diversidade cultural e a difusão científica com você, onde estiver.