Sábado, 27 Agosto 2022 15:33

S21 Incursões antropológicas e etnográficas no campo jurídico no Chile

Chamada para apresentação de trabalhos no simpósio Nº 21 Incursões Antropológicas e Etnográficas no Campo Jurídico no Chile, no XI Congresso Chileno de Antropologia.

Para todos os interessados ​​em participar do Congresso Nacional, dentro dos 25 simpósios aceitos em nossa próxima versão do XI Congresso Chileno de Antropologia temos:

Simpósio 21: Incursões antropológicas e etnográficas no campo jurídico no Chile.

Apresente seu trabalho até 30 de setembro de 2022.

S21 Incursões antropológicas e etnográficas no campo jurídico no ChileResumo do simpósio

Este espaço dá continuidade aos simpósios “Perícia antropológica no Chile na justiça criminal” e “Antropologia da justiça” realizados durante as duas últimas edições do Congresso Chileno de Antropologia, respectivamente em Castro (2017) e Temuco (2019). Por meio dele, pretende-se socializar experiências e resultados de pesquisas e reflexões antropológico-etnográficas no campo jurídico desenvolvidas no Chile ou em outros países latino-americanos. O objetivo do simpósio é gerar uma instância de comunicação, debate e reflexão sobre como a antropologia pode contribuir para a compreensão e contribuir para as transformações do campo jurídico. Tendo em conta o contexto atual do novo quadro constitucional que irá reger o país, É interessante destacar a utilidade real e potencial dessas perspectivas para atuar em contextos de justiça estatal e pluralismo jurídico. Interessa, em especial, visualizar novos objetos, abordagens e propostas teórico-metodológicas para o estudo, crítica e transformação dos espaços de justiça estatal, que estimulem o desenvolvimento da antropologia jurídica diante dos desafios contemporâneos marcados pela plurinacionalidade, emergência de identidades em busca de reconhecimento jurídico, populismo criminal ou aspiração à justiça substantiva em sociedades marcadas por injustiças e desigualdades sociais.

Coordenadores

• Marcelo Berho Castillo – Universidade Católica de Temuco