1. Constituição de um Núcleo de identificação e análise de processos de administração institucional de conflitos, que contará com uma base de dados quantitativos e qualitativos, comparativa entre os estados membros do Instituto, sobre a natureza dos conflitos envolvidos nos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal e dos mecanismos de administração institucional dos mesmos, atendendo ao percurso que realizam dentro dos sistemas.
2. Organização de publicações, a fim de divulgar os resultados das pesquisas do Instituto, tanto com objetivos acadêmicos, quanto visando a extensão desses conhecimentos à sociedade.
3. Apoio institucional para a publicação de dissertações de mestrado, teses de doutorado e coletâneas elaboradas e organizadas pelos pesquisadores do Instituto, visando a mais ampla divulgação possível dos conhecimentos produzidos no INEAC.
4. Organização de seminários a fim de divulgar e debater publicamente com outros grupos de pesquisa, com gestores públicos, estudantes de ensino médio e fundamental e público em geral o desenvolvimento e os resultados das pesquisas do Instituto.
5. Formação de estudantes (elaboração de monografias de graduação e especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado).
6. Elaboração de material audiovisual e digital com fins didáticos e de difusão.
7. Elaboração e manutenção de um site na internet, de caráter expositivo do material produzido e que interaja com seus usuários.
8. Desenho, elaboração e discussão de um mapa comparativo e contrastivo das lógicas de administração institucional de conflitos por parte das diversas agências dos sistemas de Segurança Pública e Justiça Criminal, com ênfase nos conflitos de proximidade e aqueles classificados como “macrocriminalidade”, que possa contribuir na construção de mecanismos mais eficazes de promoção de justiça.
9. Organização de um sistema de coleta e análise de diferentes fontes de informações municipais, a partir da experiência do município de São Gonçalo, que deve integrar informações oriundas da Guarda Municipal, das Polícias Militar e Civil, de órgãos do poder público municipal e levantamento de dados nas comunidades, visando o desenvolvimento de indicadores para subsidiar a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas.