O falecimento do professor Roberto Kant de Lima, coordenador do INCT-InEAC, gerou uma enorme comoção na comunidade acadêmica e nos veículos de comunicação de todo o país com diversas notícias, homenagens e notas de despedida divulgadas ao longo desta terça-feira (20).
Um dos mais respeitados antropólogos brasileiros da contemporaneidade, Kant faleceu aos 80 anos, na noite da última segunda-feira (19), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Abaixo estão reunidas as principais notícias e notas de pesar publicadas. O velório do professor Roberto Kant de Lima acontece na próxima quarta-feira (21), das 10h15 às 14h15, no Salão Nobre do cemitério Parque da Colina, que fica na avenida Nelson de Oliveira e Silva, 340, em Pendotiba, Niterói.
Notícias publicadas na imprensa:
O GLOBO
Morre o antropólogo Roberto Kant de Lima, aos 80 anos
G1
Morre Roberto Kant, intelectual que marcou a antropologia brasileira
CBN
Morre o professor e antropólogo Roberto Kant de Lima, referência nos estudos da segurança pública
Band
Morre aos 80 anos o antropólogo Roberto Kant de Lima, referência em Segurança Pública
Cidade de Niterói
Morre em Niterói o antropólogo Roberto Kant de Lima
A Tribuna
Morre Roberto Kant de Lima, referência em antropologia jurídica
Enfoco
Morre o antropólogo Roberto Kant, aos 80 anos, em Niterói
Jornal O Dia
Morre Roberto Kant de Lima, professor da UFF
Folha de Pernambuco
Morre o antropólogo Roberto Kant de Lima, aos 80 anos
Blog do Pędłowski
Um epitáfio para Roberto Kant de Lima
Tempo Real RJ
Morre Roberto Kant de Lima, professor da UFF e referência em segurança pública no Brasilde Lima, aos 80 anos
RJ TV
Nota de falecimento de Roberto Kant de Lima
Brasil de Fato
Morre Roberto Kant de Lima, antropólogo brasileiro referência em segurança pública
Notas de pesar:
- Nota de pesar do Núcleo de Pesquisas Institucionais em Administração de Conflitos (NUPIAC-PPGD/UVA)
É com profundo pesar que informamos o falecimento do Professor Roberto Kant de Lima, vice-líder deste Núcleo de Pesquisas Institucionais em Administração de Conflitos – NUPIAC, coordenador da impressionante rede internacional do INCT-InEAC, e querido professor e amigo de todos nós.
Reconhecido nacional e internacionalmente pelos trabalhos na área de Antropologia do Direito e Segurança Pública. À frente de inúmeros projetos, pesquisador de excelência e com um currículo que fala por si, não deixando pairar nenhuma dúvida sobre a sua grandiosidade.
Para nós, uma pessoa singular, engajada na árdua tarefa de apresentar novos caminhos de pesquisa para aqueles da área de Direito, mostrando que o campo fala e que precisamos parar para ouvi-lo.
O professor Kant, com todo seu conhecimento, deixa um legado enorme, e uma saudade imensa. Neste momento, nossos corações e mente estão pesados pela partida, pois cada um de nós sabe a importância e o quão profunda foram as transformações operadas por ele em nossas vidas.
Nosso mestre descansa neste momento, com a consciência tranquila e sob orações de inúmeras pessoas. Desejamos paz no seu caminho, e que sejamos capazes de dar continuidade ao trabalho que ele iniciou, especialmente na produção de conhecimento jurídico.
Nosso pensamento e nossas preces vão para os familiares que ficam. Recebam o nosso abraço fraterno e nosso apoio incondicional.
- Nota de pesar do Laboratório de pesquisa sobre “Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça” (CAJU-UnB)
É com enorme pesar e muita tristeza que compartilho aqui a notícia sobre o falecimento do Prof. Roberto Kant de Lima, nosso colega e interlocutor privilegiado nas atividades do CAJU. Além da parceria com o CAJU, desde a sua fundação, Kant tem sido um parceiro e amigo próximo nos últimos 40 anos, e ainda estou assimilando o seu falecimento. Todos nós aprendemos muito com ele, e continuaremos a fazê-lo a partir do diálogo com suas ideias e memória. Deixo aqui meus sentimentos e um abraço solidário em nome do CAJU a todos os amigos, colegas e familiares do nosso já saudoso Kant. Como ele gostava de dizer “Para cima e para o alto!”.
- Nota de pesar do Grupo de Pesquisa em Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM-UFRJ)
O Grupo de Pesquisa em Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM) do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem expressar, neste dia 20 de maio de 2025, seu profundo pesar pela partida do Professor Roberto Kant de Lima, um dos criadores do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC).
Professor Kant de Lima pertence ao quadro de docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenava o INCT-InEAC. Sua trajetória acadêmica foi construída na busca por compreender o sistema de justiça, as práticas jurídicas e a segurança pública no Brasil. Além de suas valiosas contribuições ao pensamento social brasileiro, à Antropologia, ao Direito e às Ciências Sociais, Kant de Lima contribuiu com a formação de pesquisadoras/es, professoras/es e com a criação de espaços fundamentais para a produção do conhecimento no Brasil e na região.
Com seu trabalho árduo e comprometido o Prof. Kant de Lima construiu seu legado de maneira generosa levando consigo e abrindo caminho para gerações de pesquisadoras/es que atuam de maneira crítica e ativa para a transformação social e que mantém viva a chama de uma universidade que cumpre seu papel ante a realidade materializada na vida cotidiana das populações.
Grande parte de nosso trabalho no GPSEM/PPGSS, da nossa produção acadêmica e promoção do conhecimento são fruto do trabalho de décadas do professor Kant de Lima e suas/seus orientandas/os. Seu legado está para além da universidade, está em cada linha escrita por nós.
Nosso agradecimento por todo seu trabalho Professor Kant.
Nossa solidariedade à família, aos amigos, aos alunos, orientandos.
Com carinho e gratidão.
- Nota de pesar de Sidney Luiz de Matos Mello, ex-reitor da UFF
Com imensa tristeza, recebo a notícia do falecimento do Professor Roberto Kant de Lima, ocorrido na noite passada. Kant certamente foi um dos mais brilhantes antropólogos da sua geração, um intelectual de rara sensibilidade e um professor incansável, cuja trajetória acadêmica está entrelaçada com a história da Universidade Federal Fluminense.
Tive o privilégio de compartilhar com ele muitos anos de convivência na UFF, como professores comprometidos com a universidade pública e como amigos. Kant foi mais que um estudioso da mediação de conflitos: ele fundou uma verdadeira escola de pensamento nessa área, cuja culminância institucional foi a criação do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC), um marco acadêmico que expressa sua visão plural, democrática e profundamente enraizada na realidade brasileira.
Nossos caminhos sempre foram convergentes do ponto de vista acadêmico. Dialogávamos constantemente sobre o papel das ciências humanas na compreensão da sociedade e na construção de soluções para os desafios que enfrentamos como país. Sua generosidade intelectual e humana foi uma constante fonte de inspiração para mim e para tantos outros colegas e estudantes.
Como reitor da UFF, tive o privilégio de indicá-lo para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, cargo que exerceu com seriedade, competência e visão estratégica. Sua atuação nesse posto foi marcada pelo fortalecimento da pesquisa institucional e pelo incentivo à consolidação de programas de pós-graduação de excelência, com sensibilidade para as demandas das diferentes áreas do conhecimento. Kant foi meu parceiro em importantes momentos institucionais. Mas acima de tudo, foi um amigo. Um amigo que deixará saudades profundas, mas também um legado duradouro de conhecimento, compromisso e ética.
Sua ausência deixa um vazio imenso, mas sua obra, suas ideias e o exemplo de sua trajetória seguirão vivos entre nós. Aos familiares, amigos, colegas e à comunidade acadêmica que hoje sofre com essa perda, expresso minha solidariedade e o meu mais profundo respeito.
- Nota de pesar do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP/UFF)
O Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP/UFF) se soma às centenas de declarações de despedida ao professor Roberto Kant de Lima, falecido em 19/5/2024, e que se notabilizou pelos estudos antropológicos dedicados à administração de conflitos. Sua dedicada etnografia sobre os sistemas de justiça no Brasil e nos EUA, por exemplo, o fez demonstrar que a desigualdade jurídica que condena os mais vulneráveis e desfavorecidos da nossa sociedade caminha pari passu com a desigualdade social, sendo ambas conjugadas administrativamente pelas polícias que, como ele demonstrou, buscam construir verdades palatáveis às moralidades presentes no Judiciário onde, via de regra, se dispensa tratamento desigual às pessoas dependendo de suas identidades e relações. Foi a partir de seu estranhamento que se tornou possível o estabelecimento deste ponto de vista teórico, no qual nos inspiramos como ponto de partida em nossos próprios trabalhos. Foi e é uma honra tê-lo como professor e mestre de muitos entre nós, ao longo de todos esses ano.
- Nota de pesar do NUPIAC-PPGD/UVA
É com profundo pesar que informamos do falecimento do Professor Roberto Kant de Lima, vice-líder deste Núcleo de Pesquisas Institucionais em Administração de Conflitos – NUPIAC, coordenador da impressionante rede internacional do INCT-InEAC, e querido professor e amigo de todos nós.
Reconhecido nacional e internacionalmente pelos trabalhos na área de Antropologia do Direito e Segurança Pública. À frente de inúmeros projetos, pesquisador de excelência e com um currículo que fala por si, não deixando pairar nenhuma dúvida sobre a sua grandiosidade.
Para nós, uma pessoa singular, engajada na árdua tarefa de apresentar novos caminhos de pesquisa para aqueles da área de Direito, mostrando que o campo fala e que precisamos parar para ouvi-lo.
O professor Kant, com todo seu conhecimento, deixa um legado enorme, e uma saudade imensa. Neste momento, nossos corações e mente estão pesados pela partida, pois cada um de nós sabe a importância e o quão profunda foram as transformações operadas por ele em nossas vidas.
Nosso mestre descansa neste momento, com a consciência tranquila e sob orações de inúmeras pessoas. Desejamos paz no seu caminho, e que sejamos capazes de dar continuidade ao trabalho que ele iniciou, especialmente na produção de conhecimento jurídico.
Nosso pensamento e nossas preces vão para os familiares que ficam. Recebam o nosso abraço fraterno e nosso apoio incondicional.