Sexta, 29 Novembro 2019 11:32

Lançamento: PELA METADE - A lei de drogas no Brasil

Na próxima terça feira, 3 de dezembro de 2019, será lançado na livraria Leonardo Da Vinci no centro do Rio de Janeiro, o livro PELA METADE - A lei de drogas no Brasil, do sociólogo e cientista político Marcelo Campos, pesquisador vinculado ao INCT INEAC.

"O livro aborda, de um modo específico, a atual política de drogas do Brasil, demostrando as principais implicações do dispositivo médico criminal de drogas, a chamada Lei de Drogas (lei 11.343 de 2006), desde a sua formulação, no Congresso Nacional, até a sua aplicação no sistema de justiça criminal na cidade de São Paulo, tendo como cenário o fenômeno da intensificação do encarceramento por tráfico de drogas no Brasil, sobretudo após o advento da nova lei no ano de 2006."

O autor Marcelo da Silveira Campos é Pós-Doutorando e Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF/FAPERJ). Doutor em Sociologia (2015) pela USP, com estágio doutoral-sanduíche (BEPE/FAPESP) no Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa. É Mestre em Ciência Política pela UNICAMP e bacharel em Ciências Sociais pela UNESP. Professor Adjunto de Teoria Sociológica da FCH/UFGD, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFGD e Professor Convidado da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, com Ênfase em Dependência Química, na Faculdade de Medicina da USP (IPQ/HC/USP). É coordenador do LADIF e venceu o 14° Concurso de Monografias do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em 2010, com o melhor trabalho em Ciências Criminais do Brasil com o livro Crime e Congresso Nacional: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006. São Paulo: Ed. Ibccrim, 2010. Foi coordenador da Especialização em Ensino de Sociologia (UAB/CAPES) e Presidente do Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira (NEEF/UFGD). É pesquisador de Sociologia Política da Violência com pesquisas e artigos publicados sobre: Lei de Drogas; Congresso Nacional; Política Criminal e Segurança Pública; Sistema de Justiça Criminal e Sistema de Saúde. É também pesquisador associado ao GPESC (Puc-Rs) e Observatório de Segurança Pública (Unesp). Foi pesquisador associado ao projeto temático FAPESP/USP A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O evento terá inicio às 18:30 e a  livraria Leonardo Da Vinci fica na  Av. Rio Branco, 185 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-007